Carregando...
Midiacon News
www.MIDIACON.com.br
Busque por Notícias
Midiacon - Sua mídia conectada
Sexta-feira
15 de dezembro de 2017
24 de julho de 2017 - 15:27 Juiz aceita denúncia na Zelotes e torna réus ex-diretor do Bank Boston e outros 10
Juiz aceita denúncia na Zelotes e torna réus ex-diretor do Bank Boston e outros 10

Foto divulgação Clique para ampliar a imagem

Publicidade

Além de Walcris Rosito, se tornaram réus servidores, advogados, lobistas e ex-conselheiros do Carf. O ex-executivo do Bank of Boston disse que ainda não tomou conhecimento da decisão judicial.

A justiça Federal de Brasília aceitou nesta segunda-feira (24) denúncia do Ministério Público e tornou réus 10 investigados pela Operação Zelotes, que apura, entre outros casos, perdão de dívidas tributárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) mediante pagamento de propina.

Entre os novos réus da Zelotes estão o ex-diretor jurídico do Bank Boston Walcris Rosito, servidores públicos, advogados, lobistas e ex-conselheiros do Carf.

Ao G1, Walcris Rosito disse que "ainda não teve ciência" da decisão da Justiça Federal e pedirá que seu advogado entre em contato para se manifestar sobre a aceitação da denúncia.

O G1 ainda não conseguiu localizar os outros 10 acusados que se tornaram réus nesta segunda-feira.

Embora o Itaú-Unibanco tenha comprado as operações do Bank Boston no Brasil, os investigadores afirmam que não há nenhum executivo da instituição bancária brasileira envolvido nas irregularidades apuradas pelo MP.

A denúncia abrange um período de nove anos (de 2006 a 2015), durante o qual funcionou o esquema, cujos protagonistas, conforme o Ministério Público, eram o auditor da Receita Federal em São Paulo Eduardo Cerqueira Leite e o então conselheiro do Carf em Brasília José Ricardo da Silva.

A de acordo com os investigadores, o grupo de consultores, advogados e lobistas teria recebido mais de R$ 25,8 milhões em vantagens indevidas para ajudar o Bank of Boston.

As acusações contra os 11 réus envolvem crimes de corrupção, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, apropriação de dinheiro de instituição financeira e organização criminosa.

Segundo o MP, Eduardo Leite e José Ricardo da Silva atuavam no Carf em favor de empresas que pagavam propina. No caso do Bank Boston, em dois processos a instituição conseguiu baixar sua dívida gerando um prejuízo à União de aproximadamente R$ 600 milhões.

A denúncia - assinada pelos procuradores da República Hebert Mesquita e Frederico Paiva - havia sido apresentada na semana passada à Justiça Federal.

Veja abaixo quem são os novos réus da Zelotes:

Alexandre Hércules

Eduardo Cerqueira Leite

José Ricardo Silva

José Teruji Tamazato

Leonardo Mussi

Manoela de Almeida

Mário Pagnozzi

Norberto Campos

Paulo Cortez

Valmir Sandri

Walcris Rosito


Fonte: Portal G1
© Copyright 2006 - Midiacon - Todos os direitos reservados
info@midiacon.com.br - Tel.: +55 11 3796 2965
Desenvolvimento mastermedia