Carregando...
Midiacon News
www.MIDIACON.com.br
Busque por Notícias
Midiacon - Sua mídia conectada
Quinta-feira
26 de abril de 2018
9 de abril de 2018 - 12:33 Hidratação: cuidado com escolha dos ativos é fundamental para manter a saúde da pele em dia
Hidratação: cuidado com escolha dos ativos é fundamental para manter a saúde da pele em dia

Foto divulgação Clique para ampliar a imagem

Publicidade

Certos ingredientes, como o óleo mineral, podem causar a desestruturação do estrato córneo, barreira protetora da pele, ocasionando a desidratação do tecido.

Manter a pele hidratada é importante para proteger o organismo da ação de agentes externos, como o frio, vento e a poluição, pois estes causam agressões diárias no tecido que levam a perda d'água transepidermal e, consequentemente, a seu ressecamento, com consequente envelhecimento precoce. "Podemos dizer que a pele está hidratada quando substâncias produzidas pela própria pele, como os fatores naturais de hidratação (NMF) e os lipídios, estão presentes em sua superfície impedindo a perda de água transepidermal. Sendo assim, quando há qualquer falha na produção dos componentes do NMF ou dos lipídeos ocorre também maior perda de água pela pele e, consequentemente, sua desidratação", explica Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.


Para evitar esse problema é importante realizar a hidratação diariamente, que pode ser feita com ingredientes hidratantes de duas classes: lipofílicos, que formam uma barreira impedindo a perda de água transepidermal, e hidrofílicos, que se ligam às moléculas da água retendo-as na epiderme. "O óleo mineral, por exemplo, é um ingrediente lipofílico derivado do petróleo e muito usado em hidratantes corporais. Porém, ao hidratarmos a pele com petrolato (óleo mineral) o efeito é apenas imediato, sendo que, no dia seguinte, a pele não está mais hidratada", afirma o especialista.

Segundo o pesquisador, isso ocorre, pois, quando usado em altas concentrações, o óleo mineral pode causar um excesso de acúmulo de água na epiderme, impedindo que enzimas responsáveis por sintetizar o fator natural de hidratação atuem corretamente. "Ou seja, quando hidratamos a pele com componentes oclusivos, como o óleo mineral, o acúmulo de água na epiderme é tão alto que as reações que deveriam ocorrer para a formação dos componentes naturais que mantém nossa pele hidratada não acontecem, levando a uma desestruturação da barreira protetora do tecido", comenta.

Dessa forma, nos tornamos totalmente dependentes do produto, pois não há uma hidratação real da pele. Por isso, é necessário que utilizemos cosméticos com ingredientes que realmente promovam a hidratação do tecido. "Na hora de escolher um hidratante, o ideal é optar por aqueles que contenham ingredientes hidrofílicos, como os óleos vegetais, já que estes aumentam a atividade dos componentes envolvidos na restauração da função da barreira da pele, além de possuírem a capacidade de reorganizar o conteúdo hídrico na epiderme", finaliza Lucas Portilho.

LUCAS PORTILHO é Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do ICosmetologia.

Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Mestrando na Unicamp em Proteção Solar. Possui 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.



Fonte: Redação
© Copyright 2006 - Midiacon - Todos os direitos reservados
info@midiacon.com.br - Tel.: +55 11 3796 2965
Desenvolvimento mastermedia