Carregando...
Midiacon News
www.MIDIACON.com.br
Busque por Notícias
Midiacon - Sua mídia conectada
Segunda-feira
27 de março de 2017
10 de março de 2017 - 11:5 Vale vai contratar empresa de seleção para escolher novo presidente
Vale vai contratar empresa de seleção para escolher novo presidente

Portal G1 Clique para ampliar a imagem

Publicidade

Empresa selecionada apresentará uma lista com nomes de potenciais candidatos para a escolha final do Conselho de Administração.

le informou nesta sexta-feira (10) que foi acertada a contratação de uma empresa internacional de seleção de executivos para auxiliar no processo de escolha do novo presidente da mineradora.

Murilo Fererreira, diretor-presidente da mineradora, não renovará seu contrato atual após o término, no dia 26 de maio.

A empresa selecionada, Spencer Stuart, apresentará uma lista com nomes de potenciais candidatos para a escolha final do Conselho de Administração da Vale até o fim de maio de 2017.

Saída de Ferreira
Murilo foi nomeado em maio de 2011, no lugar de Roger Agnelli, morto em março de 2016 em um acidente aéreo.

O executivo liderou a Vale durante um período de turbulência na indústria da mineração mundial e enfrentou alguns dos momentos mais difíceis da história da empresa, que tinha pesados investimentos em um período de preços mais baixos do minério de ferro.

Murilo Pinto de Oliveira Ferreira tem 63 anos e é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), com pós-graduação em Administração e Finanças pela FGV do Rio de Janeiro e especialização em M&A pela IMD Business School, em Lausanne, na Suíça.

Em teleconferência com investidores no dia 24 de fevereiro, Ferreira disse que a decisão de deixar a Vale foi tomada na véspera, de forma antecipada, após especulações na imprensa sobre o tema. Segundo ele, um dos motivos para deixar o cargo é a proximidade de seus 65 anos, que serão completados em 2018.

"Nós temos como visão que devemos ter um limite de idade de 65 anos (para ocupar a presidência), isso para nós é um ponto muito importante", disse Ferreira, explicando que, se renovasse o contrato, teria apenas mais um ano no cargo.

"Felizmente, eu não tenho a mosca azul do poder, então eu achava que eu tinha que cumprir esse período."

O executivo afirmou ainda que decidiu antecipar a definição sobre sua saída da presidência após ter lido na imprensa que estaria fazendo contatos políticos para tentar se manter no cargo e negou que tenha agido dessa forma.

"Eu posso lhe garantir que nunca fiz incursões no meio político para obter o meu mandato... eu não misturo política com o melhor interesse da empresa", frisou.

"Que eu saiba, eu não tenho sucessor, eu nunca fui informado de ter esse sucessor e para falar a verdade eu nem desconfio quem será esse sucessor", declarou ele em teleconferência com a imprensa para comentar o assunto.
Em nota à imprensa, o conselho de administração da mineradora informou que seguirá as regras de governança vigentes para substituir Ferreira.

"A gestão de Murilo foi marcada pelo reposicionamento da Vale como uma empresa mais enxuta, de baixo custo e com processos mais simples e eficientes. Murilo enfrentou muitas dificuldades econômicas, conduzindo a Vale com firmeza para retomar a liderança do mercado de mineração", dizia o texto.



Fonte: Portal G1
© Copyright 2006 - Midiacon - Todos os direitos reservados
info@midiacon.com.br - Tel.: +55 11 3796 2965
Desenvolvimento mastermedia