Fibrose no fígado pode ser sinal de outras doenças

0 35

A fibrose no fígado pode ser compreendida como uma resposta do organismo às lesões hepáticas. Por isso, é uma condição que exige atenção. De acordo com as autoridades de saúde, ela indica um histórico de doenças hepáticas e, se não tratada, pode evoluir para enfermidades mais graves.

O Ministério da Saúde explica que as células do fígado têm capacidade de regeneração. Após o órgão sofrer uma lesão aguda, há um processo de renovação celular em que ocorre a substituição daquelas que morreram. 

No entanto, se a lesão persiste, isto deixa de ser possível. Como o organismo não consegue substituir as células mortas, o fígado passa por um processo de cicatrização, dando origem a um tecido fibroso.

Portanto, a fibrose no fígado acontece em decorrência de uma doença hepática crônica, como a hepatite viral B ou C e a esteatose, caracterizada pelo acúmulo de gordura no órgão, como informa a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Sintomas, diagnóstico e riscos

Na fase inicial, o paciente apresenta sintomas relacionados à patologia que desencadeou a fibrose. Por isso, eles podem ser os mais variados. A icterícia, que se caracteriza pela cor amarelada dos olhos e da pele, é um dos sinais de doenças hepáticas.

Nos quadros de esteatose e hepatite crônica, o paciente geralmente é assintomático, mas pode ter sintomas inespecíficos, como cansaço e tonturas. Além disso, pelo aumento do fígado, algumas pessoas reclamam de leve desconforto no abdômen superior, o que pode ser confundido com dor muscular.

A orientação das autoridades de saúde é buscar o atendimento médico, caso sejam percebidas quaisquer alterações. Através da realização de exames, como a elastografia hepática, é possível ter uma avaliação mais precisa da gravidade de certas patologias.

Se não tratada, com o passar do tempo, a fibrose hepática pode evoluir para cirrose e outras complicações relacionadas. Segundo as autoridades de saúde, pacientes com cirrose têm maior propensão a desenvolver câncer no fígado. 

Outra estimativa alarmante é que 85% dos casos de cirrose grave ocasionam as chamadas varizes de esôfago, um processo de dilatação das veias do órgão. Como a fibrose impede a passagem do fluxo sanguíneo no fígado, a alternativa do organismo é dilatar as veias do esôfago para realizar a passagem do sangue até o coração.

Qual é o tratamento?

Como a fibrose no fígado indica um histórico de lesão hepática, o tratamento passa pela identificação da doença que causa o problema. Dessa forma, o Ministério da Saúde esclarece que os cuidados se diferem, de acordo com o que motiva a anomalia.

O tratamento pode incluir medicamentos antivirais para o tratamento de hepatite; a abstinência de álcool para pacientes com enfermidades hepáticas alcoólicas; uma dieta controlada para reduzir a gordura no fígado, em caso de esteatose; dentre outros.

A regressão da fibrose hepática tem estimulado muitos estudos. O Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um dos locais que conduz ensaios para a pesquisa de novos medicamentos com este foco.

Formas de prevenção da Fibrose no fígado!

A prevenção à fibrose consiste nos cuidados para evitar lesões hepáticas. Para manter a saúde do fígado, a SBH recomenda a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, o que inclui alimentação equilibrada com pouco uso de gordura, hidratação adequada e prática regular de atividades físicas. Também é aconselhável evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.

O Ministério da Saúde alerta que o uso de preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de itens pessoais, como lâminas, seringas, escovas de dente e alicates de unha são formas de prevenir as hepatites virais B e C.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra o vírus da hepatite B. Já a hepatite C ainda não possui imunizante.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação