Como se tornar um Nômade Digital e trabalhar de qualquer lugar do mundo?

0 32

Quer se tornar um Nômade Digital e não sabe como começar? Nos últimos tempos, as relações de trabalho mudaram bastante, se antigamente o normal era trabalhar com hora exata para iniciar e finalizar o expediente. Contar com uma baia fixa no escritório situado em um edifício comercial no centro da cidade, em 2022 o trabalho tornou-se bem mais flexível em vários ramos, especialmente os da tecnologia.

Uma organização bem feita é o ponto essencial para conseguir trabalhar, viajar e aproveitar a vida como um nômade digital em qualquer lugar do mundo. 

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as profissões para nômades digitais?

O que é o nômade digital?

Nômade digital é um profissional que atua online e, por isso, não é necessário que esteja presente em um escritório, país ou cidade em particular. Ele pode atuar em qualquer local do mundo, desde que conte com uma boa conexão de internet. Alguns exemplos mais comuns de nômades são redatores, designers e fotógrafos. 

Como você pôde notar, o estilo de vida de um nômade digital consiste em duas questões:

  1. Ganhar dinheiro através da internet;
  2. Se mudar ou viajar de um lugar para o outro.

Isso significa que nem todos que atuam de maneira remota são automaticamente nômades digitais. Eles também necessitam da parte nômade. Em contrapartida, os viajantes de longo prazo e que fazem trabalhos locais também não são nômades digitais. Nesta circunstância, falta a parte digital.

Ademais, é importante apagar um mito de uma vez por todas: nômades digitais não atuam na praia. O calor, a areia e o sol fazem com que a atuação com o notebook fique bastante complicada. As imagens servem apenas para publicar no Instagram.

Com o que eles trabalham?

Não há uma profissão em específico para os nômades digitais. Existem diversas profissões que possibilitam o trabalho nômade.

Embora os trabalhos como redação, marketing digital, design serem caminhos potenciais, não há limites para ingressar nesse negócio.

Os recursos de chamada de vídeo – como Zoom e o Skype – e os recados imediatos possibilitam que você não tenha que estar presente fisicamente em um ambiente para administrar um negócio e atender os clientes.

Como se tornar um nômade digital

Imagino que você esteja começando suas buscas para ingressar no mundo do nomadismo digital. Não é verdade? Se sim, vou auxiliá-lo a tomar a melhor decisão. Afinal de contas, é importante que você esteja convencido de que essa carreira é a ideal para você.

Se organize financeiramente

Os primeiros meses como um nômade digital podem ser bem complicados. Se planeje para pagar as contas mais básicas e não acabar ficando com dificuldades logo de início. Isso vai fazer com que a mudança fique mais simples e dê tempo para você se habituar ao novo estilo de vida.

Prepare-se emocionalmente

Não ter mais a estabilidade de um emprego regular pode fazer com que qualquer um fique emocionalmente abalado. Estruture-se para isso antes de se tornar um nômade digital, recordando sempre do motivo que fez essa escolha e de todos os benefícios que virão com ela.

Qualifique-se

Atuar online enquanto viajar para diversos lugares pode exigir qualificações que você talvez nem imagine. Seja para utilizar um recurso específico, aprender a manusear computadores o suficiente para não necessitar de auxílio técnico o tempo todo ou até mesmo aprender uma nova habilidade especial, estude bastante e se capacite para o trabalho e estilo de vida que você procura.

Faça inglês

Seja porque você deseja atuar com idiomas, porque vai para um país de língua inglesa ou porque simplesmente quer viajar no mundo todo, saber inglês faz bastante diferença para um nômade digital. Isso, pois o idioma é o mais falado como segunda língua no mundo, e isso vai melhorar sua experiência durante as viagens e, com certeza, ampliar sua cartela de relacionamentos profissionais.

Mantenha os contatos

Se tornar um trabalhador autônomo depois de um bom tempo em empresas pode ser difícil, e muitos não sabem nem por onde começar. Contar com um networking sólido, com especialistas que podem auxiliá-lo a obter os primeiros trabalhos, faz muita diferença nessa fase.

Encontre o seu lugar

Por qual motivo essa é a parte mais legal de ser nômade digital: rabiscar os itens da sua lista de locais para visitar. Saiba qual será seu primeiro destino avaliando sua condição financeira e suas necessidades. Inclusive, nesse momento de decisão, busque saber quais países que oferecem visto para nômades digitais.

Ademais, é óbvio, é necessário escolher o que você fará enquanto profissão. E as notícias são ótimas: você pode ser um nômade digital atuando em vários ramos.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação