Construção a seco: o que é como funciona?

0 32

Se você já iniciou ou está pensando em começar a construção da sua casa, você precisa conhecer a técnica de construção a seco. Mas afinal o que é e como funciona a construção a seco?

O mundo está evoluindo em todos os campos, e no ramo da construção civil não é diferente. A cada dia que passa novas técnicas de construção são desenvolvidas no intuito de facilitar o andamento das obras e aumentar a segurança.

Assim surgiu a técnica de construção a seco. Nesse método de construção não se utiliza água como na construção úmida, isso faz com que o tempo de construção reduza drasticamente. A seguir conheceremos melhor o método de construção a seco.

Construção a seco: como funciona

Na construção a seco se faz a utilização de alguns materiais que dispensa a adição de água ou o uso de argamassa como o drywall (Popularmente conhecida como placa de gesso), o steel frame (conhecido aço galvanizado), perfis metálicos, estruturas de concreto pré-moldados e forros feitos em madeira.

Todos esses materiais de construção tem sua utilização empregada na construção a seco para dar agilidade e segurança a sua obra. Esse método de construção ainda é novidade no Brasil e por isso ainda não teve sua implementação difundida. 

Essa baixa implementação da construção a seco país afora, justifica-se devido ao baixo conhecimento da técnica de construção, alinhado a baixa quantidade de fornecedores que existem hoje no Brasil.

Tipos de construção a seco

A construção a seco possui diferentes tipos de modelo, que variam de acordo com o tipo de material utilizado na técnica de construção. As técnicas de construção a seco basicamente se dividem em quatro, onde possuem sua implementação dependendo do tipo de material utilizado.

Construção a seco com placas de gesso

Nesse modelo de construção, utiliza-se placas de gesso disposto sobre uma estrutura metálica feita em aço, que depois receberá uma cobertura utilizando papel cartonado. 

O material utilizado nessa estrutura pode variar apresentando diferentes tipos de espessura. Paredes construídas com essa técnica costumam ter sua montagem utilizando duas placas de gesso, assim essa parede tende a possuir um bom isolamento tanto térmico quanto acústico.

Construção a seco com Steel frame

O modelo de Steel frame utiliza-se de uma estrutura de metal feita a partir de perfis de aço que foram conformados a frio para formar o esqueleto estrutural que tem sua fixação executada sobre a fundação.

Essa estrutura metálica faz uso de chumbadores para que seja realizada sua montagem sobre sua base. Para realizar o acabamento nesse tipo de estrutura de construção, utiliza-se diferentes tipos de materiais, que podem variar desde o uso de madeira até a utilização do drywall.

Construção a seco com Painéis EPS

Nesse modelo de construção são aplicados painéis de poliestireno expandido em cima de telas de aço que depois receberam uma camada de concreto.  A implementação dessa técnica de construção faz com que sua obra tenha uma estrutura muito resistente, porém com peso muito baixo se comparado com uma estrutura convencional.

Além disso, esse tipo de construção proporciona um isolamento térmico muito bom. Assim, esse tipo de construção torna-se perfeita para locais onde serão instaladas câmaras frigoríficas.

Construção a seco Parede dupla de concreto

No modelo de construção com parede dupla de concreto as paredes são compostas de placas de concreto, chegam na obra prontas para uso. Esse tipo de parede tem uma execução rápida, pois sua estrutura consiste em conectar as placas de concreto através de uma armação feita em treliça que possui função estrutural. 

Para o preenchimento do interior dessas placas pode-se utilizar vários materiais como o isopor, o poliuretano expandido ou utilizar concreto.

Quais as vantagens que a construção a seco proporciona

O método de construção a seco possui algumas vantagens em relação ao método de construção convencional. Sua utilização pode ser vantajosa tanto para quem está executando a obra quanto para quem está pagando por ela. 

Redução no tempo de execução 

Ao optar pela construção a seco você consegue reduzir o tempo de execução da obra. Isso ocorre pois as técnicas utilizadas na construção a seco possuem uma execução mais rápida se comparada com métodos tradicionais, fazendo assim com que sua obra esteja pronta em menos tempo

Redução no desperdício de material 

Por se tratar de um projeto muito bem organizado e elaborado, o material desperdiçado durante a execução da obra diminui drasticamente, o que gera uma economia muito grande no valor final da obra. 

Facilidade para realizar manutenções 

O projeto da construção a seco possibilita uma manutenção facilitada, caso seja necessário a estrutura pode ser reparada ou substituída sem maiores problemas. Além disso, esse modelo de construção possibilita acesso facilitado a fiações e tubulações para eventuais manutenções. 

Conclusão

Agora que você conhece a técnica de construção a seco e sabe das vantagens que ela entrega quando comparado com o método tradicional de construção, ela pode se tornar uma alternativa bastante viável.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação