Quarta-Feira de Cinzas terá celebrações em todo o Brasil

0 22

Neste ano, a Quarta-Feira de Cinzas acontece no dia 22 de fevereiro. Essa é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico, pois marca o início da Quaresma, um período de 40 dias em que os católicos intensificam momentos de oração e fazem jejuns como uma forma de penitência.  É uma época de reflexão e arrependimento.

A Quaresma é uma preparação para a Semana Santa, quando os cristãos celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Como será a Quarta-Feira de Cinzas deste ano?

Apesar de muitos cristãos gostarem de reservar esse dia para dedicar-se à sua fé, a Quarta-Feira de Cinzas não é oficialmente um feriado. Ela é ponto facultativo até as 14 horas.

Assim, várias pessoas aproveitam para ir à igreja e participar das celebrações durante o período da manhã.

Neste ano, como de costume, haverá missas em praticamente todo o Brasil e os fiéis devem se informar com suas respectivas paróquias sobre os horários disponíveis.

Esse também é um dia em que os cristãos costumam evitar determinados alimentos, como a carne vermelha, e dão preferência a outros alimentos, como peixe.

Como é a celebração da Quarta-Feira de Cinzas?

Os católicos costumam ir à missa nesse dia. Durante a celebração há um momento em que o padre benze os fiéis com um pouco de cinzas. O padre faz o sinal da cruz na testa de cada um com cinzas provenientes de ramos.

Neste momento solene o padre pronuncia as as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Esse momento representa o início do período de penitência que o cristão deve respeitar, em alusão aos 40 dias que Jesus foi tentado no deserto. Além disso, as cinzas representam a fragilidade humana, como está descrito na Bíblia, no livro de Gênesis 3, 19:

““Com o suor do seu rosto

você comerá o seu pão,

até que volte à terra,

visto que dela foi tirado;

porque você é pó,

e ao pó voltará”.

Qual a origem das cinzas?

As cinzas deste dia são dos ramos que a igreja utilizou no Domingo de Ramos do ano anterior. Eles foram queimados e benzidos.

Quando surgiu a Quarta-Feira de Cinzas?

É impossível dizer com exatidão quando começaram a praticar a imposição das cinzas. Entretanto, acredita-se que a tradição começou na Igreja Primitiva, os primórdios da Igreja Católica.

Mas sua consolidação só ocorreu na Idade Média.

Quando será a Quarta de Cinzas nos próximos anos?

Caso esteja curioso para saber quando será as celebrações nos próximos anos, confira abaixo:

2024: 14 de fevereiro;

2025: 5 de março;

2026: 18 de fevereiro;

2027: 10 de fevereiro.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação