Como colocar porta de alumínio parafusada: 8 passos

0 430

Em suma, saber como colocar porta de alumínio parafusada é fundamental para evitar danificar a dobradiça com o passar do tempo.

Apesar de a contratação de um profissional da área no tipo de serviço seja sempre o ideal, diversas pessoas preferem fazer os serviços de casa por si próprios.

Algumas pessoas fazem isso para conseguir economizar dinheiro, mas, outras fazem por ser um momento que relaxa.

Independente de qual for a razão, antes de executar qualquer tarefa a pessoa deve compreender exatamente qual é o processo, desta forma, irá evitar dores de cabeça futuramente.

Mesmo que sua utilização seja simples, nem todos sabem como instalar porta de alumínio de correr. Seja em razão do dimensionamento dos trilhos, seja pelo seu alinhamento, instalar uma porta de alumínio parafusada tem muito potencial para dar dor de cabeça!

Contudo, é possível se prevenir desses problemas seguindo algumas regras de como instalar porta de alumínio parafusada. Veja como fazer isso através deste artigo!

Como colocar porta de alumínio parafusada?

Na hora de colocar porta de alumínio, você precisará de alguns parafusos. Assim, recomenda-se buscar uma distribuidora de parafusos para economizar na compra.

A seguir, veja como colocar porta de alumínio parafusada:

  1. Primeiramente, coloque a ferragem na porta. Recomenda-se a distância de 60mm no eixo da ferragem;
  2. Em seguida, coloque o forramento no vão da porta;
  3. Meça o vão de largura da porta. O recomendado de folga na altura é 12mm, para a largura é 8mm;
  4. Use uma broca serra copo diamantada, recomendado usar uma de 40mm de diâmetro para furar 70mm de profundidade. O ideal é dar uma distância de 60mm na lateral para o eixo da mola;
  5. Verifique se a mola está livre, tanto no fundo quanto na lateral;
  6. Fixe a ferragem superior e inferior;
  7. Encaixe a porta de forma inclinada na posição aberta a 90º;
  8. Por fim, aperte os dois parafusos e pronto.

O que é uma porta de correr?

As portas de correr são aquelas que abrem na horizontal através do deslizamento, normalmente paralelas a uma parede.

Desta forma, é possível montá-las ou sobre trilhos no chão ou suspensas. Inclusive, alguns modelos possibilitam que os trilhos fiquem escondidos quando a porta é aberta.

No Brasil, a Norma ABNT NBR 10821 define o que são tanto as portas de correr, quanto as outras. A mesma norma também estabelece os termos técnicos para cada elemento que constitui uma porta, bem como suas regras de segurança e seu dimensionamento.

Portanto, uma porta é definida como: “componente construtivo cujo papel principal é de possibilitar ou impedir a passagem de animais, objetos e pessoas entre ambientes ou espaços.” 

Neste contexto, a instalação de uma porta vai depender do vão livre ou vão de luz. Esse componente é a abertura na parede destinada à implementação da porta, que é limitada por faces internas da soleira e do marco.

Quando existem muitas folhas, como é o caso das portas de correr, o vão livre pode ser demarcado pela face inferior da travessa do marco, pelas extremidades verticais das folhas e pela soleira.

As folhas, neste contexto, são os painéis ou porções móveis principais de uma porta. Desta forma, os tipos e a maneira de como instalar porta de alumínio parafusada irão variar conforme as diversas características da construção.

Tipos de porta de correr

Antes de saber como instalar uma porta, é relevante ter conhecimento de qual tipo de abertura será utilizada.

Hoje em dia, há diversos modelos de portas deslizantes. Em quaisquer circunstâncias, é preciso que elas sigam as regras da ABNT, que definem os tipos de porta. Veja:

Porta de correr em um plano 

Porta de correr cujas folhas, no movimento de abertura possibilita até 100% do vão livre. É possível ter uma porta ou duas e serem instaladas da seguinte maneira:

  • Embutida: Porta de correr cujas folhas, ao se abrir, ficam embutidas e ocultas na parede;
  • Sobreposta: Porta de correr cujas folhas, ao se abrir, ficam sobrepostas sobre a parede;
  • Inclusa: Porta de correr cujas folhas, ao se abrir, ficam alojadas em um rebaixo na parede.

Em todas as situações, a porta pode ser aberta tanto para a direita como para esquerda.

Porta de correr em dois planos

Conforme a NBR 10821, são portas cujas folhas, ao se abrir, se movem em dois planos para a esquerda ou para a direita, sendo possível conter uma ou mais folhas:

  • Uma folha fixa e outra móvel;
  • Com duas folhas fixas e duas móveis;
  • Com duas folhas móveis;
  • Com duas folhas;
  • Com quatro folhas.

Portas de correr em três planos

Porta de correr, cujas folhas ao se abrir se movem em três planos. É possível conter uma ou mais folhas fixas e abrirem para a direita ou esquerda:

  • Uma folha fixa e duas móveis dando passagem de 2/3 do vão livre;
  • Com três folhas: duas folhas móveis e uma fixa liberando ½ do vão livre;
  • Com seis folhas, podendo ser:
  • Quatro móveis e duas fixas deixando ½ do vão livre ou
  • Quatro móveis e duas fixas deixando 2/3 do vão livre.

Desta forma, a NBR 10821 define quais tipos de portas de correr existem. Perceba que os tipos também definirão o procedimento de como implementar porta de correr.

No entanto, a seleção do modelo vai depender de diversos outros aspectos relativos ao quarto ou à sala onde estarão posicionadas.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação