Como é feito o vidro

0 66

Primeiramente, antes de te falar como é feito o vidro, é interessante saber sobre a história do vidro.

Então, se você quer conhecer um pouco da história de como começou a fabricação do vidro, é necessário que você conheça a história do seu surgimento.

A origem do vidro é incerta. Contudo, ele foi descoberto como objeto de pessoas em necrópoles egípcias de pelo menos mais de 4 mil anos de existência.

Assim, os historiadores e pesquisadores, acreditam que a fabricação do vidro passou por um aperfeiçoamento na época dos romanos.

Eles naquela época já dominavam os processos de lapidação, pintura, gravura, moldagem, coloração.

Já em Veneza, a cidade se tornou referência na fabricação de vidros. Ocorreu uma grande expansão por lá, e isso fez com que as pessoas de Veneza, se tornassem referência por suas habilidades em trabalhar com o vidro.

Devido a isso, há relatos de que os Venezianos eram tão experientes em relação ao vidro que esse material foi proibido de ser exportado.

As fábricas de vidro se concentravam em uma ilha com o nome de Murano.

Alguns conseguiram fugir da ilha, e fugiram para a Alemanha. E lá começaram a fazer o processo de vidro que se espalhou por toda a Europa e mundo! Se hoje temos vidro em nossas casas, um dos responsáveis são os venezianos fugitivos.

Outros países também contribuíram para a expansão do vidro, como por exemplo a França e a Inglaterra. A revolução industrial contribuiu para o que temos atualmente.

Hoje no Brasil existem centenas ou milhares de vidraçaria. Inclusive, há uma vidraçaria em Contagem que comercializa vidros de qualidade e com ótimas avaliações.

Como é feito o vidro?

Em suma, se tem uma coisa que é fácil encontrar na casa de todo mundo é o vidro. Ele pode ser feito de qualquer forma e está em tudo o que pensamos. Desde a janela dos carros, lâmpadas, copos, janelas, portas, para-brisa dos carros e etc…

O vidro é feito da mesma matéria prima desde os últimos 2 mil anos. Atualmente, com o aprimoramento da tecnologia, isso mudou, aliás, melhorou. O que levou a uma aceleração nos processos, permitindo assim, que a diversidade de uso aumentasse muito.

Mas, você sabe qual é a composição do Vidro? Vamos lá! É a seguinte: 72% de Areia, 11% de calcário, 2% de alumina, 11% de calcário e 14% de carbonato de sódio, a barrilha, além de 1% de descorantes e corantes.

Quando estas misturas de matérias primas são levadas para o forno, elas se fundem com o efeito produzido pelo calor e se transformam no que conhecemos como vidro. Depois disso o vidro vai a máquinas de conformação.

Essas máquinas são usadas para levar o vidro a ser usado de acordo com o que se pretende. Após isso, a peça é levada a ser recozida, para assim, esfriar lentamente. Esse processo é fundamental para deixar o vidro duro e durável, para se ter segurança no uso do dia a dia.

Curiosidade sobre o vidro

Vamos te apresentar algumas curiosidades sobre como é feito o vidro.

O vidro é classificado em um estado pelos cientistas e físicos como sendo considerado o “Sólido Amorfo” ou seja, sem forma. Ele é um estado híbrido entre o sólido e o líquido, um meio termo entre os dois estados.

Esse estado onde se encontra o vidro quase foi chamado de vítreo. Isso é um pouco controverso para nossa mente. Principalmente porque ela parece sólida, mas toda a sua estrutura molecular é de um líquido, com uma dureza, porém cristalina.

Como funciona a reciclagem do vidro?

Em suma, você sabia que uma das principais vantagens do vidro é que ele é belo, tem segurança e que pode ser reciclado? Sim, o vidro é feito de um material que pode ser 100% reciclado. Usado na fabricação de novos vidros mantendo sua essência e qualidade.

Logo no momento que o vidro passa pelo processo de reciclagem, ele se separa por cores e tipos. O vidro comum que conhecemos se funde quando atinge uma temperatura de 1000ºC. Contudo, quando se fabrica o vidro, a sua temperatura de fusão é próxima de 1600ºC.

Então, a temperatura se eleva a esse ponto, fazendo com que haja economia de água e ajuda na durabilidade das fornalhas. Além de ajudar o meio ambiente reduzindo a extração. Depois que ele retorna às vidraçarias para ser reciclado, ele passa por um processo.

Nesse momento, ele é triturado, seus casos são misturados com alguns ingredientes, assim como no processo de fabricação, e são eles:

  • Areia;
  • Barrilha;
  • Calcário;
  • Descolorante ou Colorante;
  • Alumina;
  • Sódio.
Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação