O que perguntar quando for comprar uma empresa?

0 32

Está considerando adquirir uma empresa? Evite tomar decisões impulsivas porque lhe foi oferecida uma “oportunidade imperdível”. Neste artigo, listamos perguntas essenciais que você deve fazer antes de assinar qualquer tipo de acordo para a compra de empresa

É comum que bancos de investimento, boutiques de M&A e outros agentes de mercado entrem em contato com pessoas da área financeira ou de desenvolvimento de negócios de médias e grandes empresas com a oferta de negócio para a aquisição de uma companhia. 

Ao tomar tempo para fazer os questionamentos abaixo, antes de dar qualquer passo, você poderá evitar uma das grandes armadilhas nesse tipo de transação: a seleção da empresa-alvo (target) errada.

Quantas empresas similares a esta existem?

É importante fazer a avaliação considerando mais de uma opção, para que você possa ter uma base comparativa. Pesquise quantas companhias semelhantes atuam naquele mesmo segmento. São 10, 50 ou 100? Qual a situação delas? 

A compra está alinhada à estratégia da minha organização?

Essa questão é muito importante para o melhor aproveitamento das sinergias futuras. A empresa-alvo está mais ou menos alinhada à estratégia da minha empresa, comparada a outras alternativas?

Qual a reputação desta empresa?

A imagem é um valor intangível importante para qualquer organização. A reputação da companhia é boa? Ela favorecerá o meu negócio? Essa reputação é melhor ou pior comparada a outras empresas do mesmo ramo? Todas essas questões são importantes. 

Quais sinergias podem ser geradas?

Avalie que tipo de valor adicional (sinergia) essa compra poderá gerar para o seu negócio. Seriam sinergias financeiras, operacionais, comerciais ou de distribuição? Elas seriam maiores ou menores em relação às outras alternativas disponíveis? Esses aspectos precisam ser considerados.

Fazer essas perguntas ajudará você a tomar uma melhor decisão, seja para seguir em frente ou até mesmo desistir do negócio. Iniciar a negociação de um acordo de aquisição é algo que despenderá recursos humanos e financeiros, tanto na fase de análise de oportunidade, como de due diligence e contrato.

Comprar uma empresa é um grande investimento, que vai muito além do custo da transação em si. Por isso, é fundamental selecionar o alvo certo na largada, para que ao final essa aquisição não destrua valor para o comprador. Nesse sentido, recomenda-se a realização de um “estudo de mercado pré-aquisição” para obter respostas para essa e outras perguntas. 

Um estudo de mercado conduzido por profissionais experientes nas áreas de consultoria e M&A pode adicionar ganhos relevantes em uma aquisição. E mais: evitar as armadilhas de quando não se conhece ou compara os diferentes alvos de aquisição do mercado. A CAPITAL INVEST oferece consultoria em M&A, auxiliando executivos e empresários a fazerem transações que gerem maior valor com menor risco.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação