66% dos anunciantes aumentara investimento em publicidade de áudio digital em 2024
Índice do Conteúdo
Visão Geral
As campanhas de áudio têm sido identificadas por cerca de 50% das agências de publicidade e meios como uma das principais escolhas de investimento em comunicação. Além disso, 66% dos anunciantes têm planos de aumentar seu investimento financeiro nesse suporte nos próximos, 12 meses, conforme o estudo “Europe Digital Audio Advertising Report 2023“, realizado pelo GroupM Nexus em parceria com o Interactive Advertising Bureau Europe (IAB Europe).
Três fatores principais levam os anunciantes a investir em publicidade de áudio:
- Capacidade de criar planos de meios mais amplos (65%);
- Aumentar o brand awareness (reconhecimento da marca) (55%);
- Atingir públicos específicos (48%).
A pesquisa aponta que a maioria dos anunciantes investirá mais em publicidade de áudio digital no próximo ano, sendo aproximadamente 24% dos participantes esperam aumentar seus investimentos em 11% a 30%. Essas expectativas indicam uma alta confiança no áudio digital como um canal eficaz para gerar impacto nos públicos-alvo.
Quanto aos formatos de áudio, os investimentos se direcionam predominantemente para streaming (59%), podcasts (59%) e rádio online (57%). Sete em cada dez profissionais de marketing buscam atingir suas audiências por meio de anúncios de áudio nos dispositivos móveis (70%), seguidos de desktops e laptops (48%) e tablets (44%). Os dispositivos móveis são preferidos por serem mais acessíveis, oferecendo uma oportunidade valiosa para envolver as audiências ao longo de todo o dia.
Os resultados do estudo mostram que, desde o início da pandemia, houve um aumento exponencial no consumo de formatos de áudio, o que indica que eles devem fazer parte do mix de mídia, pois permitem às marcas se comunicarem em um ambiente seguro e com alta exposição. Dessa forma, o investimento em publicidade digital de áudio tende a crescer, assim como a confiança no seu potencial para atingir de forma eficaz os públicos-alvo desejados.