Sua midia conectada as noticias das princiais assuntos do contidiano brasileiro

Por que é mais fácil construir bilinguismo na infância?

0 22

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Durante o desenvolvimento do cérebro, toda e qualquer influência ambiental é mais intensa na infância. Pesquisas e especialistas sugerem que esse fato explica por que a imersão dos pequenos num ambiente bilíngue pode significar mais chances para que se tornem fluentes em dois idiomas. Além disso, o aprendizado de inglês para crianças traz benefícios cognitivos, econômicos e sociais. 

Num mundo cada vez mais globalizado e conectado, aprender uma nova língua pode abrir portas para diversas experiências pessoais e profissionais. Em meio à vasta quantidade de línguas estrangeiras, o inglês ganha destaque por ser a mais falada no mundo entre nativos e não nativos, de acordo com a Ethnologue. 

Ter acesso ao idioma desde pequeno ajuda a viver a aprendizagem de maneira mais natural e leve, sem a pressão da obrigação. Nesse sentido, escolas bilíngues e um curso de inglês são alternativas a pais e responsáveis que desejam ver os filhos fluentes e mais preparados para eventuais desafios do futuro. 

Facilidade de formar memórias

A infância é o momento no qual os conceitos gramaticais são fixados na memória com mais facilidade e intensidade. O dado é de uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicada na revista Cognition em 2020 e feita com 670 mil participantes. 

O estudo também evidencia que as crianças contam com uma facilidade maior para compreender e reproduzir sons, já que seu aparelho fonador não está completamente formado. Dessa maneira, esse sistema fica mais aberto e atento a novos estímulos, pois ainda não filtrou integralmente os ruídos que serão úteis à comunicação.

Os especialistas afirmam que essa habilidade é relevante, pois os pequenos são mais abertos a novas experiências, têm menos receio de cometer erros e tendem a ser mais dispostos a interagir uns com os outros. Essa característica potencializa o aprendizado e contribui para a integração do indivíduo. 

Cada idade potencializa um tipo de aprendizado

A pesquisa do MIT identificou que a idade ideal para dar início à aprendizagem de inglês em cursinhos ou escolas, de modo a alcançar o nível de conhecimento gramatical de um falante nativo, é aos 10 anos. 

A explicação é que, de 10 a 12 anos, a criança e o pré-adolescente têm mais noções de estruturas gramaticais, enquanto os menores sentem mais facilidade em tarefas que envolvam sons e sua imitação. 

Faixas etárias anteriores aos 10 anos, no entanto, também são mencionadas como significativas para a criança que estuda inglês. O ensino de outras línguas incentiva o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, é possível desenvolver habilidades como maior concentração, memória, associação, criatividade e solução de problemas. 

Saberes integrados para além de habilidades linguísticas 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que o ensino e a aprendizagem de inglês têm um caráter formativo. O entendimento é que a língua inglesa possibilita acesso aos saberes linguísticos necessários para que o jovem tenha participação num mundo social, globalizado e plural. 

Esse engajamento contribui para o “agenciamento crítico dos estudantes e ao exercício da cidadania ativa”, conforme trecho extraído do capítulo Língua Inglesa no Ensino Fundamental da BNCC. Assim, ao tratar do aprendizado de um segundo idioma, a BNCC mantém o foco na interdisciplinaridade, já que o aluno utiliza essa língua a partir do conteúdo de diferentes disciplinas. 

Considera ainda o desenvolvimento de habilidades para além da competência linguística e a importância da formação integral, conversando com a proposta de educação bilíngue, conforme avalia a coordenadora acadêmica do Edify — programa de educação em soluções bilíngues — Andreia Fernandes, em entrevista à imprensa.

A profissional esclarece que, assim como a BNCC considera central a formação integrativa do aluno, esse também é o objetivo dentro de um contexto de ensino bilíngue. Isso porque a proposta desse tipo de educação é promover, adicionalmente à linguagem, aptidões socioemocionais que possam preparar o aluno para o futuro.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação