Lista de melhores lugares para visitar e ter o que fazer em Ipatinga. Veja as sugestões!

0 208

Ipatinga situa-se no Vale do Aço, em Minas Gerais. Com mais de 260 mil pessoas, a cidade tem crescido cada vez mais. A cidade é certamente linda, com uma paisagem bastante verde, a cidade é um ótimo ponto turístico para quem gosta do movimento de uma cidade grande mas também quer ter acesso à natureza. A cidade foi chamada de Cidade Jardim por José Augusto de Moraes, um importante historiador. Ipatinga tem como características a preservação de uma vasta área da Mata Atlântica. 

Se você tem interesse em conhecer Ipatinga, esse conteúdo é para você! Vamos te ajudar a saber o que fazer nessa cidade tão charmosa e aconchegante. Confira os principais pontos turísticos da cidade. 

Estádio Epaminondas Mendes de Brito

Conhecido como Ipatingão, o estádio Epaminondas Mendes de Brito é referência quando se trata de esportes em Ipatinga. O Estádio recebe competições e jogos importantes no cenário nacional e internacional. Além disso, o Parque Ipanema fica ao lado do Estádio, facilitando a rotina dos turistas, visto que ao pegar um ônibus para o Parque Ipanema, por exemplo, você já pode conhecer dois pontos turísticos sem precisar de outro meio de transporte, e vice-versa.

O estádio que também é conhecido como Ipatingão é a referência de esportes na cidade. Este estádio já recebeu diversos jogos  relevantes no cenário nacional e internacional. Com boa capacidade de público e moderno, o Ipatingão que fica ao lado do Parque Ipanema é uma parada excelente, principalmente em dias de jogos. Acessando o Horário de Ônibus Ipatinga você pode escolher o melhor horário para ir ao Estádio Epaminondas Mendes de Brito.  

Clube Parque das Cachoeiras 

Com lindas cachoeiras e piscinas naturais, o Clube Parque das Cachoeiras é um ótimo ponto turístico. O parque possui quadras de vôlei, futsal e quadra de peteca, campo de futebol e oferece playground para as crianças. Além disso, o Parque das Cachoeiras possui chalés, sauna, bares e restaurantes e conta até com trilhas pela natureza.

O Clube é bastante visitado em épocas de temporada como no carnaval, férias de junho, natal e ano novo. 

Parque Ipanema

O Parque Ipanema é localizado no bairro Veneza em Ipatinga e é um lugar ideal para quem gosta de ter mais contato com a natureza. Localizado na Avenida Roberto Burle Marx, o parque oferece Playground, parque de ciência, pistas de caminhadas, campos de futebol e ciclovia. Tudo para oferecer aos moradores e turistas conforto e qualidade de vida. 

Kartódromo municipal

Outro ponto turístico interessante é o Kartódromo Municipal, que também é próximo do Estádio Epaminondas Mendes de Brito e Parque Ipanema. O Kartódromo é bastante usado por competidores de karts, motocicletas e ciclistas. Você pode visitar o local e alugar um daqueles carrinhos para dar uma volta. 

Estação Pedra Mole

A estação Pedra Mole foi inaugurada em 1922 e fica próximo do Rio Piracicaba e Rio Doce. O ponto turístico é bastante interessante para quem tem interesse em conhecer um pouco mais da história da cidade. 

Visite a Usiminas

A Usiminas é um dos principais símbolos da cidade. Anualmente, a empresa abre portas para visitantes que queiram conhecer mais da indústria. Saberemos um pouco mais sobre a Usiminas e entender porque ela é um dos símbolos mais conhecidos de Ipatinga. 

História da Usiminas

A Usiminas foi fundada em 1956 em Ipatinga, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Em 1970, aproveitou o milagre econômico para expandir com as demais indústrias brasileiras. Impactada com a recessão econômica do Brasil na década de 80, a Usiminas tem um pouco mais de cautela com sua expansão, embora continue sendo modernizada. Na década de 90, com a abertura da economia brasileira, a Usiminas se tornou a primeira empresa a ser privatizada no Brasil. O Programa Nacional de Desestatização foi marcado pelo leilão da empresa Usiminas, isso porque a empresa era considerada um atrativo do setor privado. Desde então, a empresa tem avançado cada vez mais em tecnologia e em investimentos. 

Hoje a Usiminas é líder na produção e comercialização de aços planos. Como placas, bobinas e revestidos que são destinados aos setores de consumo da indústria automotiva e linha branca. A Usiminas é o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e ocupa o 20° lugar no mundo. 

Gasômetro Usiminas

Infelizmente, em agosto de 2018 o Gasômetro Usiminas explodiu deixando cerca de 30 pessoas feridas. O fato deixou muitos moradores assustados e com medo, após a explosão, devido ao grande susto, lojas e escolas fecharam até a normalização do ocorrido. Como forma de segurança, o complexo industrial foi totalmente evacuado por conta de uma suspeita de vazamento de gás. Atualmente, a nova sede Usiminas localiza-se em Belo Horizonte, na região de Pampulha. A antiga sede foi vendida para um hospital da Fundação São Francisco com o nome de Hospital Usiminas, em homenagem ao legado da companhia para a capital de Minas Gerais, o Hospital tem capacidade de mais de 200 leitos e é um grande ganho para a cidade.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação