O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?

0 54

Você sabe o que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego? O objetivo do currículo é um pequeno texto onde você escreve quais são suas experiências (teóricas) visto que este é o primeiro emprego, e quais são suas expectativas a respeito do primeiro emprego. Por isso, o ideal é que você busque ir direto ao ponto, seja claro e objetivo. Fale quais são os objetivos que você deseja atingir na empresa, onde você deseja chegar profissionalmente, etc.

Todavia, você deve considerar que precisa ser sempre honesto e demonstrar seus reais interesses, para não haver frustrações tanto para a empresa quanto para você.  Outra dica, é não enviar objetivo de currículo de forma genérica, o ideal é que você personalize cada objetivo de acordo com cada empresa.

Além disso, é importante estar atento aos erros ortográficos, você deve buscar errar o mínimo possível no português durante seu currículo. Isso é um fator importante, visto que o RH das empresas analisam o nível de escolaridade de cada candidato de acordo com sua escrita. 

Como conseguir o primeiro emprego

Agora você já sabe como preencher o campo “objetivo” no seu currículo, mas para onde encontrar vagas de emprego? Existem diversas empresas que oferecem inúmeras vagas para jovem aprendiz e você pode se candidatar. Visto que, empresas de médio e grande porte oferecem uma porcentagem de vagas para o programa Jovem Aprendiz. Então, se você tem entre 14 e 24 anos e busca pelo primeiro emprego, conheça e faça parte do Jovem Aprendiz. Você terá mais facilidade  para encontrar um emprego legalmente, e terá todos os seus direitos garantidos. 

Como entrar para o Jovem Aprendiz

Algumas instituições, como a ESPRO, CIEE e IEL , oferecem várias vagas para Jovem Aprendiz. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site de cada instituição. Os requisitos para participar do programa Jovem aprendiz são: ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou ensino médio, ou já ter concluído. Caso o jovem aprendiz ainda não tenha concluído e esteja cursando o ensino médio ou fundamental, o mesmo deve apresentar comprovante de frequência. As agências citadas acima, oferecem cursos profissionalizantes que auxiliam e aumentam a empregabilidade dos jovens. 

Além disso, você também pode se inscrever diretamente em algumas empresas, como o Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, entre outras. Essas empresas oferecem processos seletivos para Jovem Aprendiz. 

Quanto ganha um jovem aprendiz?

A média salarial do Jovem Aprendiz está entre R$ 440,00 e R$ 880,00. Todavia, o salário varia de acordo com cada empresa e as horas trabalhadas. O cálculo da remuneração do Jovem Aprendiz utiliza o salário mínimo como base para cálculo. 

Quais são os direitos trabalhistas do Jovem Aprendiz

Mesmo que participe do programa Jovem Aprendiz, o regime é o mesmo que os demais trabalhadores, visto que o Jovem Aprendiz deve estar registrado de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho. Por isso, o aprendiz tem direito ao salário-mínimo, hora, vale-transporte, vale-alimentação, férias (durante as férias escolares), décimo terceiro, 2% de FGTS e jornada de trabalho reduzida. Visto que, caso o aprendiz esteja cursando o ensino fundamental ou médio, a carga horária não deve ultrapassar 6 horas. Todavia, se o jovem aprendiz tiver concluído o ensino médio, ele pode trabalhar até 8 horas diárias. 

Além dos direitos, o Jovem Aprendiz também tem deveres. O aprendiz deve manter um bom desempenho escolar, cumprir as tarefas designadas a ele pela empresa com excelência, respeitar as normas e regras da empresa contratante, ter concluído ou estar frequentando a escola, além de cumprir o acordo contratual de trabalho. 

O jovem aprendiz tem direito a seguro desemprego?

Sim. O Jovem Aprendiz tem direito ao seguro desemprego apenas em alguns casos, como quando ele é desligado da empresa sem justa causa, ou antes, de cumprir o contrato de 2 anos. Todavia, quando há mau desempenho e comportamento do Aprendiz, quando o contrato de 2 anos venceu, ultrapasse da idade limite estabelecida pelo programa Jovem Aprendiz (entre e 14 e 24 anos) o Jovem é demitido por justa causa, e por isso não tem direito ao seguro desemprego.  

Quais são os principais benefícios de participar do programa Jovem Aprendiz?

Um dos principais benefícios de participar do programa Jovem Aprendiz é o fato de que o jovem poderá estudar e trabalhar em simultâneo, com todos os seus direitos garantidos. Visto que o programa tem o intuito de assegurar não só que o jovem frequente a escola, mas que também tenha tempo para estudar. Além disso, a experiência e capacitação profissional é outra grande vantagem, isso porque o programa tem como objetivo te capacitar profissionalmente, e geralmente, as empresas oferecem diversos cursos para capacitar jovens profissionalmente. Isso porque ao buscar outro emprego, você terá mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Veja também:

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação