Tendência: cores ‘naturais’ predominam na decoração
Na decoração de ambientes, as cores são responsáveis por trazer personalidade e imprimir sentimentos. Não é à toa que muitos designers de interiores, arquitetos e amantes da decoração aguardam as tendências de cores para realizar projetos com os tons em alta no momento.
A boa notícia é que as novidades para 2023 já começaram a aparecer e o setor da decoração promete mais proximidade com a natureza por meio das cores. As marcas de tintas residenciais Coral e Suvinil, por exemplo, adotaram paletas que trazem como destaque os tons de bege para fortalecer a conexão do homem com a mãe natureza em casa.
O bege pode ser empregado de diferentes formas para harmonizar com armários, poltronas, mesas e outros itens de mobília. Para quem busca estar alinhado às novidades da decoração, combinar o bege com outros tons ligados à natureza pode ser uma boa pedida para criar um espaço que traduza a tendência do momento.
Índice do Conteúdo
Bege e tons naturais na decoração!
O bege, durante muito tempo, foi considerado uma tonalidade que não agregava personalidade e vibração ao ambiente. No entanto, com o passar dos anos, essa ideia vem se desmistificando e o tom sendo cada vez mais incorporado na decoração.
O apelo pela natureza foi uma das principais características que deu mais evidência para o bege. Por ser uma cor que lembra elementos naturais como areia, palha, folhas, madeira e pedras, o tom tem sido utilizado para criar designs sofisticados que trazem a natureza para dentro de casa.
Uma boa dica é incorporar o bege nas paredes e trazer tons diferentes na mobília e em itens decorativos. Essa estratégia possibilita diversos tipos de decoração, já que o tom é neutro e combina com todas as cores.
Para quem deseja reforçar a ideia de natureza nos ambientes, mesclar a tonalidade com outras cores naturais – como verde, azul e tons terrosos – ajuda a elevar a potência da decoração.
Bege e verde
Na decoração, o verde proporciona diferentes sensações. Uma delas, inclusive, é a proximidade com a natureza, já que o tom está presente nas folhagens de plantas. Sendo assim, a união do verde com o bege pode expandir essa ideia e remeter às nuances predominantes nas florestas.
As duas cores apresentam diferentes variações e, por esse motivo, a escolha da tonalidade fica a critério de quem está decorando o ambiente. Tons mais claros tendem a reforçar a ideia de modernidade, enquanto os mais fechados podem trazer mais refinamento e sofisticação.
Nas paredes, o bege pode ser utilizado de diversas formas. Pintar uma parede toda é a ideia mais comum, mas também é possível criar estilos diferentes para dar mais destaque ao espaço.
Já o verde pode ser incorporado em poltronas, sofás, cadeiras, quadros e até mesmo com o uso de plantas naturais. A união das cores ajuda a criar um ambiente mais aconchegante e bucólico.
Bege e azul
O azul, assim como o verde, também remete à natureza. A cor é normalmente relacionada à água e ao céu e costuma ser usada em decorações, por transmitir tranquilidade, segurança e conforto.
A combinação entre o azul e o bege é bastante explorada em ambientes que trazem a temática marítima, já que a primeira cor lembra o mar e a segunda a areia ou a madeira. Por esse motivo, quem optar por essas tonalidades pode investir em quadros ou itens decorativos que tragam referências marítimas, como painéis de ondas, barcos, conchas e outros objetos.
Nesse tipo de combinação, o bege das paredes normalmente aparece em tom mais claro, para remeter à beira-mar. Nos quartos, uma forma de incorporar a cor é pintando apenas metade da parede, do chão à altura da cabeceira.
O azul pode aparecer em sofás, puffs, outros móveis ou têxteis, como almofadas, mantas, capas de travesseiros e lençóis. Para quem quer investir na combinação apenas em detalhes, a dica é apostar nos itens decorativos como quadros com molduras, vasos de plantas, tapetes, entre outros.
Tons terrosos
Utilizar o bege e outros tons terrosos na decoração é uma tendência nos últimos anos. Ambientes que trazem apenas esses tons criam uma sensação de sofisticação e ainda assim remetem à natureza.
Nessa ideia, o bege se mistura com marrom, laranja e subtons das duas cores, para compor uma decoração neutra e elegante. Todas essas tonalidades remetem a folhagens, areia, madeira, palha e pedras.
Na parede, a tonalidade se mantém a dos exemplos anteriores e o destaque fica para os objetos que ajudam a intensificar o clima natural do cômodo. Dependendo da escolha de quadros, tapetes, cadeiras, poltronas, sofás e roupas de cama, é possível ter uma decoração terrosa mais rústica ou mais sofisticada.
Normalmente, o uso de itens texturizados trazem a ideia de um local rústico, enquanto peças com acabamento mais delicado e textura lisa reforçam a elegância do ambiente. Em ambas as situações, a combinação do bege com tons terrosos garante à decoração um clima naturalmente acolhedor.