5 dicas para organizar os horários dos funcionários no final de ano

0 49

É hora de dar o último gás! O final do ano é sempre uma correria para as empresas. Afinal, são diversas demandas para fechar, metas para bater e processos que precisam ser finalizados.

Além de todos esses pontos, ainda existem os recessos, confraternizações da empresa e datas como Natal e Ano Novo.

Em meio a tantos detalhes, manter o controle dos horários dos colaboradores pode ser uma verdadeira missão para os profissionais de RH e departamento pessoal. Por isso, saber como organizar os horários e evitar o excesso de horas extras é fundamental.

E se você sente que está passando por esse desafio, continue por aqui!

Vamos apresentar 5 dicas para organizar o horário da equipe no período de final de ano, explicando quais pontos merecem atenção e com quem você vai precisar contar para que os planos possam ser cumpridos da melhor forma, e todos possam brindar com tranquilidade a chegada do novo ano!

5 dicas para organizar o horário da equipe no final de ano

Diferente dos demais períodos do ano, essa final exige um esforço que pode ser definido como uma força-tarefa. 

Isso porque o planejamento dos horários de final de ano não depende apenas das definições do RH, mas também da aprovação de lideranças e diretoria, bem como o apoio dos colaboradores para que ele seja cumprido.

Dessa forma, você precisará contar com o apoio de todos para que a melhor disposição seja elaborada.

Para isso, confira 5 dicas que vão te ajudar nesse processo!

Mantenha os projetos atualizados

O primeiro ponto para fazer a organização dos horários é entender o panorama dos projetos, demandas, atrasos e entregas a serem efetuados no período.

Esta é uma tarefa que não está relacionada somente com o RH, mas que ele deve atuar como setor de suporte aos departamentos operacionais, cobrando que todos os projetos estejam atualizados com seus devidos prazos e andamento das entregas.

Afinal, com os sistemas de gestão de projetos atualizados, será possível verificar os primeiros caminhos para a elaboração do cronograma dos colaboradores, possibilidades de recesso ou uma reorganização de demandas.

Verifique as pendências e demandas!

Após a atualização dos projetos, é preciso avaliar individualmente como andam as demandas dos colaboradores e pendências que devem ser finalizadas ainda este ano.

Aqui os profissionais de RH precisarão do apoio das lideranças, que deverão estar cientes da produtividade dos colaboradores, prazos de projetos e atividades em andamento.

Neste ponto, você perceberá que alguns funcionários podem estar com entregas em atraso, que podem ocorrer por diversos motivos. 

Assim, é preciso ponderar com os responsáveis pela gestão de projetos a possibilidade de realizar as entregas antes do período de festas ou realizar a negociação de algum prazo.

Caso isso não seja possível, o colaborador deverá ser comunicado sobre a necessidade de manter suas atividades laborais durante as festividades.

Este é um momento delicado, pois o colaborador pode se sentir penalizado. Dessa forma, estabelecer uma comunicação clara e transparente é a melhor escolha.

Comunique horários e períodos de recesso!

Este ponto é válido não só para os colaboradores, mas também para os clientes!

Afinal, quantas vezes um cliente não pode ter entrado em contato com a equipe de um projeto, mas por falta de uma comunicação mais alinhada, ele não sabia sobre o recesso da empresa e ficou sem uma informação importante?

Essa é apenas uma das diversas situações que podem acontecer quando uma boa comunicação não é desenvolvida.

O ideal é que todas as informações sejam compartilhadas com, pelo menos, 1 semana de antecedência ao período de recesso ou férias coletivas dos colaboradores. 

Por isso, vá além dos e-mails e assegure que todos estarão cientes dos horários. Utilize as redes de comunicação internas da empresa, conte com o setor de marketing e elabore comunicados para clientes, parceiros e colaboradores e, principalmente, divulgue mais de uma única vez.

Assim você garantirá uma maior segurança e evitar os “disse me disse”.

Fique de olho nas horas extras!

Na correria para adiantar as entregas, é provável que a equipe acabe ultrapassando o horário de trabalho para conseguir finalizar as demandas antes do final do ano.

No entanto, essa prática pode gerar diversos problemas para a empresa, especialmente quando o excesso de horas extras ultrapassa o limite determinado pela legislação. Por isso o RH e os gestores das equipes devem manter uma atenção especial à realização de horas extras durante este período.

E para que esse acompanhamento seja feito com qualidade e agilidade, contar com um sistema de ponto completo será essencial.

Ele permitirá que sejam verificados os horários de entrada e saída, além de gerar automaticamente o saldo de horas extras, evitando que o RH perca um tempo valioso tentando efetuar o cálculo manualmente.

Monitore as compensações de horas!

Lembre-se: datas como Natal e Ano Novo são consideradas pela lei como dispensáveis para a jornada dos colaboradores. Por isso, aqui não cabe o sistema de compensação por meio do banco de horas!

Além de analisar junto aos colaboradores o cronograma de compensações por meio de folgas, você também poderá usar o período anterior e posterior ao final do ano para ajustar as folgas e diminuir o saldo do banco de horas.

Assim, você verificará no sistema de ponto quantas horas devem ser compensadas e planejar com a equipe o melhor formato.

Lembrando que todas as folgas devem ser comunicadas com antecedência para o colaborador, bem como este deve comunicar o seu desejo de compensação com antecedência para a empresa.

Organizar os horários durante o final do ano não precisa ser uma dor de cabeça. E seguindo as dicas deste artigo, você conseguirá construir um plano completo que atenda a todas as necessidades da empresa!

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação