Com a instabilidade no mercado, boa parte das famílias resolvem empreender. No entanto, no Brasil, alguns segmentos têm mais chances de sobreviver em meio às crises, como a confeitaria.
Por isso, trouxemos dicas de como montar um pequeno negócio e fazer você alcançar suas metas de vendas e ter uma renda extra.
De acordo com a GEM, três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em 10 anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23% para 34,5%. Deste total, metade corresponde a empreendedores novos – com menos de três anos e meio de atividade – e a outra metade aos donos de negócios estabelecidos há mais tempo.
Apesar de o número ser alto entre as pessoas que resolvem empreender, ainda existem aqueles negócios que não sobrevivem após dois anos. Entretanto, isso se dá porque muitos começam sem ter informações e sem buscar o conhecimento necessário. Porém, com o passo a passo desse artigo, você conseguirá investir no seu sonho de um jeito simples.
Índice do Conteúdo
Por que investir em um pequeno negócio de doces e bolos?
Sobretudo, esse setor está em constante crescimento e sempre tem espaço. Além disso, você pode apostar nas suas melhores receitas e na falta de tempo das pessoas para preparar esse doce tão especial.
Ainda assim, é possível investir em bolos e doces para casamento, festas de aniversário, sobremesas em geral e, aquele bolo de fim de tarde com café. Quem é que não gosta, não é mesmo?
Segundo publicação realizada pela Loja Brazil, os segmentos que mais crescem no Brasil, muitos estão relacionados à alimentação. De acordo com o IBGE, a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras.
Então, se você ainda estava em dúvidas, agora, já sabe que esse é o melhor momento para iniciar sua empresa. Por outro lado, esse é um dos negócios com mais baixo custo, e você pode usar, no princípio, seus materiais caseiros.
Como começar um pequeno negócio?
Primeiramente, você precisa decidir sobre como atuará: loja física, delivery, loja virtual. Em seguida, defina o ramo da sua empresa, se serão doces tradicionais, caseiros, refinados. Entretanto, para facilitar essa etapa, preparamos uma lista do que será necessário em qualquer hipótese.
- Para começar um empreendimento, será necessário ter um CNPJ. Além de profissionalizar, ainda possibilita ter uma conta para empresa, contratar funcionários e emitir notas;
- Caso seja uma loja física, é preciso preparar o local com uma cozinha e todos os materiais necessários. Por outro lado, se a atuação for por delivery, você pode usar a sua cozinha de casa;
- Escolha o melhor local para disponibilizar seus produtos: loja física ou ambiente virtual; Se for através da internet, existem inúmeras plataformas e até mesmo via WhatsApp;
- Investir no marketing é uma ótima forma de ganhar espaço no mercado e divulgar seus melhores produtos. Além disso, construir uma marca bem estruturada passa mais profissionalismo;
Quanto custa abrir uma loja de doces e bolos?
Antes de tudo, é preciso saber qual será o tamanho da sua empresa. Por outro lado, uma média para iniciar esse empreendimento está avaliada em R$ 10 mil.
Porém, se você for um microempreendedor, é possível começar sem gastar nada, além dos materiais e cursos que você precisa fazer para se aprimorar. Abrir um CNPJ é gratuito no formato MEI.
Além disso, você só precisará comprar embalagens e calcular os gastos com os alimentos para o preparo, gás e luz. Bem como, atuar por lojas virtuais é, no primeiro momento, uma forma mais barata de empreender.
Conclusão
Acima de tudo, se você quer ter sua própria renda e iniciar a vida como empresário, é preciso saber que nada acontece de uma hora para outra.
Além disso, é preciso estruturar o seu negócio para que ele possa se desenvolver e crescer da melhor forma. Então, tenha um planejamento, trace suas principais metas e aposte no seu diferencial.
Logo você verá os resultados e poderá aumentar cada vez mais e investir em conhecimento.
Por fim, para montar um pequeno negócio e sair da estaca zero, não é um bicho de sete cabeças, é simples, como mostramos, mas demanda muito trabalho.