15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos

0 33

Você sabia que 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos. Pode parecer um número assustador, porém, ele pode aumentar nos próximos anos. Especialista da área de ouvidos. Os otorrinolaringologistas alertam a população brasileira para ficar alerta com problemas no ouvido e consequentemente com a audição.

Dito isso, iremos mostrar algumas dicas de como cuidar dos seus ouvidos, se proteger de grandes ruídos e ainda como higienizar seus ouvidos da maneira correta. Acompanhe.

Principais problemas auditivos

O tipo mais comum de distúrbio auditivo é a perda auditiva induzida por ruído. A perda auditiva induzida por ruído é o tipo mais comum de distúrbio auditivo. Ocorre quando ruídos altos danificam as células ciliadas no ouvido interno. As células ciliadas enviam mensagens sonoras ao cérebro e nos ajudam a ouvir. Ruídos altos, como de uma fábrica ou de um show, podem causar danos permanentes a essas células ciliadas.

Existem muitos tipos de problemas auditivos que afetam as pessoas de maneiras diferentes. Algumas pessoas têm dificuldade em entender a fala, enquanto outras têm dificuldade em distinguir entre dois sons semelhantes que estão próximos em frequência, como duas sibilantes.

A audição é um dos cinco sentidos humanos. É uma forma de percepção sensorial que permite que as pessoas detectem ondas sonoras através de seus ouvidos.

Existem muitos problemas auditivos que podem ocorrer em humanos. Alguns deles são temporários e alguns são permanentes. Problemas auditivos temporários podem ser causados pela exposição a ruídos altos, resfriados, infecções ou outras condições médicas. O problema auditivo permanente mais comum é a perda auditiva relacionada à idade.

Um dos problemas mais comuns no Brasil é a Otite. Uma inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos. Algumas complicações no ouvido geram desconforto e fortes dores. A otite é uma das condições mais comuns nessa região, principalmente entre as crianças.

Otite

A otite é a inflamação do ouvido externo, geralmente causada por infecção.

Existem dois tipos de otite:

Otite externa: Este tipo de otite pode ser causado por vários fatores, como um arranhão de um objeto ou até mesmo água que ficou presa no canal auditivo. Os sintomas incluem vermelhidão e inchaço, dor com movimento da mandíbula e da cabeça e secreção no ouvido.

Otite média: Este tipo é mais grave do que a otite externa e pode causar perda auditiva se não for tratada. Os sintomas incluem febre, dificuldade para ouvir, líquido no tímpano e dor ao engolir ou mastigar.

Normalmente a Otite atinge mais crianças e pessoas em locais de pouco saneamento básico. E em muitos casos a Otite pode levar à febre alta, fortes dores no ouvido e ainda dores de cabeças e desmaios em alguns casos.

O tratamento da otite depende da causa e gravidade da infecção. Se não for grave e você não tiver complicações, serão prescritos antibióticos para ajudar no processo de cicatrização. Se for mais grave ou causada por bactérias, pode ser necessário passar por cirurgia e passa a ter a necessidade de usar aparelhos como os da widex aparelhos auditivos.

Doença de Ménière

A doença de Ménière é um distúrbio do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição. A doença de Ménière é caracterizada por episódios de vertigem, zumbido e perda auditiva flutuante. Esses episódios geralmente são desencadeados por mudanças na pressão ou um movimento súbito da cabeça.

Existem muitas teorias diferentes sobre o que causa a doença de Ménière, mas não há uma resposta definitiva. Algumas pessoas pensam que é causada por uma infecção ou alergia a certos alimentos ou bebidas. Outros acham que pode estar relacionado à genética ou distúrbios autoimunes.

A doença de Ménière é um distúrbio do ouvido interno. Os sintomas podem ser leves ou graves e podem ir e vir com o tempo. Os sintomas da doença de Ménière nem sempre são os mesmos para todos. Muitas pessoas experimentam um ou mais destes sintomas:

– Zumbido – que é zumbido nos ouvidos ou som de zumbido no ouvido

– Vertigem – sensação de que está girando, desequilibrado ou que o ambiente ao seu redor está se movendo quando não está

– Perda auditiva – dificuldade em compreender a fala, especialmente quando há ruído de fundo

– Dor de cabeça – pressão na cabeça que piora com a atividade.

Como prevenir problemas auditivos

É importante saber que a perda auditiva não é uma parte normal do envelhecimento. Existem muitas maneiras de prevenir problemas auditivos, incluindo o uso de protetores auriculares, evitar ruídos altos e cuidar da saúde auditiva.

Algumas pessoas podem negligenciar sua audição por muito tempo e acabar com danos permanentes. A perda auditiva pode ser gradual ou repentina, mas de qualquer forma ela precisa ser tratada o mais rápido possível.

Os problemas auditivos são prevalentes na sociedade de hoje devido a uma variedade de fatores. Isso inclui a exposição a ruídos altos, drogas e álcool e outros fatores ambientais.

Devemos estar cientes dos riscos a que estamos expostos diariamente que podem levar à perda auditiva. Devemos tomar medidas preventivas, como usar tampões de ouvido ou limitar nossa exposição a ruídos altos.

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação