Ouvir música faz bem para a saúde?

0 33

Se existe algo que é um vício mundial, é em ouvir música. Não existem pessoas que não ouçam música nenhuma, de nenhum artista, de nenhum gênero. A Música talvez seja o tipo de arte mais antiga que existe, desde sempre as pessoas fazem música, ainda que inconscientemente.

Por conta disso, é muito comum que vejamos pessoas de fone por aí, sempre no próprio mundinho de suas mentes, ouvindo músicas e se perdendo nos pensamentos. Mas será que você sabia que a música também pode trazer mais saúde para a vida de alguém?

Sabemos que a música pode trazer mais cultura e cultura importante, conhecendo músicos de outros lugares, estilos, consequentemente conhecendo mais sobre a cultura desses músicos.

Isso tudo é muito legal por si só, principalmente pelo fato de que a troca cultural faz com que uma pessoa se desenvolva, então tem ligação com a saúde da mente. Mas não é apenas isso, a música pode realmente trazer mais saúde no geral para uma pessoa.

Essa é uma coisa que as pessoas deveriam saber mais para poder usar a música não só como um hobbie e/ou um passatempo, mas para torná-la realmente efetiva em suas vidas, e hoje vamos falar sobre isso.

Hoje citaremos aqui 4 coisas que a música pode fazer de positivo para a sua vida, desde a parte da sua saúde física, mesmo, até a ajuda na parte emocional e também psicológica em várias áreas, mostrando que mais do que apenas som sendo reproduzido, a música pode mudar a sua vida. 

Diminui o estresse

A primeira coisa que a música faz, e você já deve ter percebido, é aliviar o estresse. Muitas pessoas chegam em casa depois de um dia cansativo, e tudo o que querem é ficar relaxando ouvindo música. E gradualmente vão recobrando um pouco as energias. Isso acontece porque além do cansaço físico, existe também o cansaço mental, que vem do estresse.  

Uma meia hora ouvindo suas músicas prediletas pode mudar completamente o seu humor para melhor, te deixando mais disposto, e até te fazendo esquecer o porquê você estava tão cansado e estressado em primeiro lugar.

E isso nem precisa ser feito com músicas para cima, a forma com que assimilamos as músicas é única, e por isso uma música bem triste ou muito pesada pode deixar alguém mais bem-humorado, ainda que de fora isso pareça não fazer sentido. 

Combate a insônia

Uma das piores coisas que uma pessoa pode sentir é insônia. Uma pessoa com insônia sente sono, ela quer dormir, mas o corpo não pega no sono, então ela só fica deitada, exausta, porém acordada.

Existem estudos que afirmam que música pode fazer com que você durma melhor, com que o sono seja estimulado. E assim como dito antes, isto está relacionado diretamente ao fato de que a música faz com que você fique menos estressado, o que faz com que você vá relaxando gradualmente.

Com o corpo relaxado, a mente é a próxima a ficar mais propensa ao sono, e lentamente a pessoa vai melhorando sua rotina de sono. Quase como se a música fosse um tratamento. Claro que você ainda precisa de ajuda médica, mas a música pode ser uma grande aliada nisso. 

Alivia a ansiedade

Se a música pode desestressar, ela também consegue aliviar a sensação de ansiedade que assola tantas pessoas nos dias de hoje. Inclusive não é apenas pelo som em si.

Existem, sim, músicas onde a parte instrumental ajuda a acalmar, mas existe também uma conexão que a pessoa faz com o músico que está cantando, com a letra da música. Isso a desconecta do mundo, faz com que ela foque naquilo apenas, quando ela volta, a ansiedade é menor.

Muitas pessoas podem pegar seus fones bluetooth, deitar-se em um lugar confortável e ficar horas ouvindo música, esquecendo completamente do mundo exterior, o que pode ser um bom refúgio de tempos em tempos. 

Ótimo para se exercitar

Se você vai à academia e não gosta da música que toca no ambiente, a melhor coisa é ter ao seu lado o seu confiável fone de ouvido, e ouvir a música que você mais gosta, a música que te motiva. Isso fará com que a sua mente receba um incentivo adicional. 

Uma música empolgada pode fazer com que seu corpo libere mais substâncias para acelerar seu coração, para te dar mais adrenalina, o que faz com que você consiga fazer seus exercícios de forma mais eficaz.

Não é à toa que hoje em dia você consegue chegar na academia e ver um número gigantesco de pessoas com seus fones, porque sabem o efeito que a música faz. E se a música ajuda você a fazer exercícios, ela ajuda também você a ser uma pessoa mais saudável. 

Não perca tempo procurando as melhores informações. Assine a nossa newsletter e tenha tudo reunido em um só lugar!
Você merece estar por dentro de tudo o que acontece! Inscreva-se agora e receba as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar consulte Mais informação